Os gatos estão entre os animais de estimação mais populares. Requerem os cuidados e mimos dos donos durante todo o ano, mas há um dia especial dedicado a eles. Celebrado em 8 de agosto, o Dia Internacional do Gato é uma ocasião para lembrar as pessoas sobre como a adorável espécie contribui para a melhoria do planeta.
Ter gatos como animais de estimação leva a um efeito positivo na saúde humana, auxiliando inclusive na funcionalidade cognitiva. Depois de um dia agitado, voltar para o seu gato e observar suas travessuras fofas ajuda a acalmar.
+ Pesquisa descobre que gatos sabem o nome um do outro e se reconhecem em fotos
+ Como acabar com o mau hálito do seu gato (e o que isso pode significar)
+ Seu gato dorme aos seus pés? Descubra motivo para ele fazer isso!
Os gatos desfrutam da companhia humana há séculos. Eles foram domesticados pela primeira vez por caçadores-coletores que os usaram como companheiros. Os gatos estão entre os mais altamente especializados dos mamíferos carnívoros.
Seus cérebros são grandes e bem desenvolvidos. Além disso, eles também têm a capacidade de andar na ponta dos pés – isso é chamado de digitígrado.
O Dia Internacional do Gato foi iniciado pelo Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal para homenagear os gatos e protegê-los.
Aqui estão 8 curiosidades sobre os gatos:
1.
O peso médio do gato doméstico varia de 2,7 a 4,5 kg. Os comprimentos médios são 71,1 cm para machos e 50,8 cm para fêmeas.
2.
De acordo com a Encyclopaedia Britannica, a pele do gato, composta por derme e epiderme, se regenera e combate a infecção rapidamente.
3.
Eles também têm a capacidade de se eriçar devido aos minúsculos músculos eretores ligados aos folículos pilosos. Isso permite que os gatos assustem os inimigos arqueando as costas e miando.
4.
Ao contrário do cachorro e do cavalo, o gato anda ou corre movendo primeiro as patas dianteiras e traseiras de um lado, depois as patas dianteiras e traseiras do outro lado. Apenas o camelo e a girafa se movem de maneira semelhante.
5.
O corpo do gato tem grande elasticidade. Isso é possível porque as vértebras de sua coluna são mantidas juntas por músculos e não por ligamentos, como nos humanos. Assim, o gato pode alongar ou contrair o dorso, curvá-lo para cima ou oscilá-lo ao longo da linha vertebral.
6.
Os gatos não têm dentes esmagadores com coroa achatada e, portanto, não podem mastigar a comida. Em vez disso, eles a cortam.
7.
Os gatos são geralmente noturnos no hábito. A retina do olho do gato torna-se mais sensível à luz por uma camada de guanina, que faz com que o olho brilhe à noite com uma luz forte.
8.
O sentido do tato é aguçado em gatos. As sobrancelhas, bigodes, pelos da bochecha e tufos finos de pelos nas orelhas são extremamente sensíveis à estimulação vibratória.
Quer ver mais notícias como essa? Então, confira outras matérias nossas:
+ Cachorro mais velho do mundo: conheça o chihuahua que é atual recordista no Guinness
+ Aprenda como diminuir a alergia e aproveitar mais tempo com seu gato!
+ Saúde animal: ar seco favorece doenças respiratórias em cães e gatos. Saiba como evitar!